Dep. Contábil – Conciliação Bancária

Departamento Contábil

Documentos Referentes à Movimentação Bancária

As principais operações referem-se a pagamentos, empréstimos bancários, descontos  ou a cobrança de títulos, quitações de empréstimos e de leasing, despesas bancárias, etc.

Pagamentos

Referem-se a pagamentos de qualquer natureza, através da rede bancária desde cheques até  transações via Internet (“home banking”).

Devem ser mantidos em seus arquivos cópia do documento de pagamento (cópia de cheque,  recibo eletrônico, etc.)  juntamente com todos os comprovantes dos pagamentos efetuados (duplicatas, faturas, comprovantes de depósito, guias de recolhimento de impostos e contribuições sociais, etc.).

Recebimentos

Dizem respeito aos recebimentos de valores (depósitos  provenientes de vendas de bens e serviços, antecipações de clientes e terceiros, etc.).

Os valores nos extratos bancários  devem  permitir  identificação do valor recebido, principalmente quanto  à sua natureza, dos dados do remetente, etc.  e individualizado por documento (nota fiscal, fatura, duplicata,  etc.).

Os demais  recebimentos (empréstimos, adiantamentos, etc.) devem igualmente ser identificados.

Empréstimos Bancários

Devem   ser identificadas e resumidas as principais características de cada contrato, tais como:

  • Tipo e natureza do contrato;
  • Valor do empréstimo;
  • Prazos de vencimento;
  • Prazos de carência;
  • Encargos (juros, spread, etc..);
  • Garantias concedidas;

Esse resumo  deve ser anexado à cópia do contrato  e encaminhado  para o adequado controle  e registro das operações.

Aplicações Financeiras

Estas operações  incluem dentre outras, as seguintes aplicações financeiras: fundos de investimento, poupança, letras do tesouro, etc.

Deverá ser enviada ao nosso escritório a documentação  das aplicações, bem como os extratos mensais de movimentação, para a contabilização  e registro  dos rendimentos proporcionais.