Documentos Referentes à Movimentação Bancária
As principais operações referem-se a pagamentos, empréstimos bancários, descontos ou a cobrança de títulos, quitações de empréstimos e de leasing, despesas bancárias, etc.
Pagamentos
Referem-se a pagamentos de qualquer natureza, através da rede bancária desde cheques até transações via Internet (“home banking”).
Devem ser mantidos em seus arquivos cópia do documento de pagamento (cópia de cheque, recibo eletrônico, etc.) juntamente com todos os comprovantes dos pagamentos efetuados (duplicatas, faturas, comprovantes de depósito, guias de recolhimento de impostos e contribuições sociais, etc.).
Recebimentos
Dizem respeito aos recebimentos de valores (depósitos provenientes de vendas de bens e serviços, antecipações de clientes e terceiros, etc.).
Os valores nos extratos bancários devem permitir identificação do valor recebido, principalmente quanto à sua natureza, dos dados do remetente, etc. e individualizado por documento (nota fiscal, fatura, duplicata, etc.).
Os demais recebimentos (empréstimos, adiantamentos, etc.) devem igualmente ser identificados.
Empréstimos Bancários
Devem ser identificadas e resumidas as principais características de cada contrato, tais como:
- Tipo e natureza do contrato;
- Valor do empréstimo;
- Prazos de vencimento;
- Prazos de carência;
- Encargos (juros, spread, etc..);
- Garantias concedidas;
Esse resumo deve ser anexado à cópia do contrato e encaminhado para o adequado controle e registro das operações.
Aplicações Financeiras
Estas operações incluem dentre outras, as seguintes aplicações financeiras: fundos de investimento, poupança, letras do tesouro, etc.
Deverá ser enviada ao nosso escritório a documentação das aplicações, bem como os extratos mensais de movimentação, para a contabilização e registro dos rendimentos proporcionais.