Departamento Contábil

Quem tem “nome sujo” pode realizar a abertura de uma empresa?

cpf

Quem tem “nome sujo” pode realizar a abertura de uma empresa? Infelizmente, no Brasil muitas pessoas se encontram inadimplentes, isso ocorre devido ao alto índice de desemprego que vem acometendo a população do país, o crescente índice de inflação também não colabora para a melhora da situação fiscal. Atualmente, o preço das mercadorias e dos alimentos tem disparado, devido a ... Leia Mais »

MEI: confira itens que merecem atenção e ajudam na avaliação da saúde financeira.

MEI

O Microempreendedor Individual tem muitos desafios na gestão empresarial, confira dicas de como analisar suas finanças e elimine essa preocupação.   Empreender sozinho é um desafio e uma conquista de muitos profissionais brasileiros, que por meio do Microempreendedor Individual (MEI) se regularizam buscando estabelecer seu negócio e ganhar direitos e deveres. Na empreitada do empreendedorismo solo, manter o setor das ... Leia Mais »

IRPF 2021: Receita abre consulta a lote residual de restituição de outubro.

Imposto de renda

A Receita Federal liberou às 10 horas desta sexta-feira (22), a consulta ao lote residual de restituição do IRPF do mês de outubro de 2021. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário para 292.752 contribuintes será realizado na próxima sexta-feira (29), no valor total de R$ 448.523.681,10. Desse total, R$ 169.234.573,08 referem-se ao quantitativo de ... Leia Mais »

Obrigações de empresas inativas e sem movimento

obrigações das empresas sem movimento

A empresa está sem movimento, tenho obrigações com o Fisco? Para começarmos você precisa entender que diferentemente do que muitas pessoas imaginam as empresas inativas não ficam dispensadas de cumprir suas obrigações acessórias. Fechar uma empresa se trata de um procedimento cheio de burocracias, por isso é comum que alguns empresários optem por manter sua empresa sem movimentação, ou seja, ... Leia Mais »

Receita Federal altera normas de tributação da pessoa física

receita-federal-2-

Confira algumas mudanças que ocorreram no Imposto de Renda para Pessoas Físicas.   Se você faz declaração de ajuste anual (DAA) sobre o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para a Receita Federal do Brasil (RFB), saiba que o órgão publicou recentemente novas regras a serem aplicadas já para o próximo ano. Confira aqui quais foram as alterações trazidas pela instrução normativa RFB nº 1.756 de 2017 ... Leia Mais »

Conheça os benefícios da Programação Neurofinanceira

1

As pessoas em geral sabem que precisam economizar, diminuir os gastos, guardar dinheiro para eventuais emergência e, depois de tudo, investir. Contudo, na prática, fazer acontecer esse ciclo da abundância financeira é postergado em 74% da população, de acordo com o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC). A razão, afirma o coach Rodrigo Miranda, é a cultura comportamental, “o mindset ... Leia Mais »

IR: contribuinte já pode consultar se caiu na malha fina

malha-fina

Caso haja alguma informação errada, é possível retificar a declaração O contribuinte já pode consultar o extrato de processamento para saber se houve erro na declaração do Imposto de Renda e fazer a correção. Para consulta, é preciso acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Segundo a Receita Federal, quem enviar nova declaração com os dados corretos fica ... Leia Mais »

Empresário e Contador, um passo além da parceria

parceria

É recorrente ouvirmos professores, palestrantes e empresários destacarem a importância da sintonia entre o gestor da empresa e o contador responsável. Pretende-se demonstrar a seguir, que esta sintonia vai além do fato de que o empresário deve compreender e assimilar o princípio contábil da entidade e a importância do envio correto dos documentos a serem processados. Em uma leitura preliminar ... Leia Mais »

O contribuinte não tem saída

ir_2016

É hora de reunir as informações para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) e redobrar a atenção para não omitir dados e cair na malha fiscal da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física, conhecida como “malha fina”. “Com a capacidade cada vez mais aprimorada, a Receita Federal do Brasil (RFB) detém ferramentas eficazes no cruzamento de dados. ... Leia Mais »

Análise Financeira de Balanço: Preveja e Adote Ações na Crise

contabilid.

Fato é que as empresas brasileiras, desde 2014, começaram a sentir os efeitos do quadro recessivo na economia e dos desmandos dos governos, que gastaram muito mais que poderiam e agora, com o agravamento da crise econômica-política, acabam desaguando em todos. Justifica-se, pois, um plano de ação imediato, individualizado, de acordo com as características e perfil de cada negócio. Sem dúvida ... Leia Mais »