Notícias

Prepare-se para 2022: eSocial, PGR e LTCAT

esocial-3

A sua empresa já está preparada para 2022, quando o assunto é estar em conformidade com as exigências de Saúde e Segurança do Trabalho? Algumas mudanças estão acontecendo em SST, e abaixo estão os principais documentos e informações que devem ser providenciados ou atualizados. eSocial e SST O eSocial, sistema criado pelo governo para a centralização de informações das empresas, ... Leia Mais »

Como o LTCAT impacta o eSocial?

LTCAT

Após diversos adiamentos, as empresas do  Grupo 1 enfim darão início ao envio das informações de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) para o eSocial. A emissão de dados de forma eletrônica eliminará a necessidade de formulários e de relatórios físicos, centralizando vários órgãos – como Secretaria do Trabalho, Receita Federal e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – em uma ... Leia Mais »

MEI deverá cumprir novas obrigações previdenciárias e trabalhistas

mei

A partir de 1º de janeiro de 2022, os microempreendedores Individuais (MEIs) que têm empregado deverão cumprir novas obrigações. Por meio do eSocial, o MEI deve cumprir as obrigações previdenciárias e relativas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) , além de proceder com o recolhimento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), até a data estipulada. No caso de rescisão de contrato de trabalho, as ... Leia Mais »

5 mitos que te contam para aumentar o Score de crédito e você acredita.

score

Quando os consumidores estão em busca de melhores opções de crédito, seja para obter um cartão de crédito, para conseguir um empréstimo, para conseguir financiar um carro ou moto, ou até mesmo para financiar um imóvel, a pontuação do score de crédito realmente pode impactar na liberação ou não do crédito. No entanto, no meio dessa questão quanto a pontuação, ... Leia Mais »

13º salário: saiba quem tem direito e quando serão os pagamentos da primeira e segunda parcela.

decimo terceiro

13º salário: saiba quem tem direito e quando serão os pagamentos da primeira e segunda parcela. Fim de ano se aproximando e empresas e trabalhadores começam a pensar no 13º salário. Para quem é funcionário com carteira assinada, o adiantamento da primeira parcela deve ser feito até 30 de novembro. Já a segunda parcela, precisa ser paga até 20 de ... Leia Mais »

Saiba como emitir certidão de antecedentes criminais.

Antecedentes Criminais

A Polícia Federal (PF) oferece gratuitamente a emissão da certidão de antecedentes criminais. O documento é necessário para que o cidadão possa comprovar que não responde a nenhum crime federal. O documento serve para apresentar a informação quando for solicitada por um órgão público ou para fins privados, como empregos que solicitam dependendo do ofício a ser desempenhado. Entenda quando ... Leia Mais »

Cota de Aprendiz – O que é? Como contratar?

banner-aprendiz

Saiba o que é a cota de aprendiz e descubra como contratar jovens para a sua empresa. Criada em dezembro de 2000, a Lei do Jovem Aprendiz regula todos os programas de aprendizado. Dentre as regras, estabelece que todas as empresas de médio e grande porte devem cumprir a cota de Aprendiz ao contratar jovens entre 14 e 24 anos. ... Leia Mais »

Você sabe fazer o cálculo da cota de aprendizagem?

calculo cota

Atualmente muitas empresas são autuadas por não cumprirem a cota de aprendizagem determinada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Podemos elencar como um dos fatores que pesam para que as empresas não cumpram de forma adequada a legislação a falta de conhecimento. Muitas empresas estabelecem de forma subjetiva se determinada função entra ou não na cota, portanto no decorrer deste artigo explicaremos ... Leia Mais »

Receita Federal lança assistente virtual para atendimento online no site.

receita

A Receita Federal acaba de lançar o primeiro Assistente Virtual (atendimento robotizado, ou chatbot) em seu site. Neste primeiro momento, o assistente orienta usuários sobre o registro de despachantes e ajudantes e sobre o acesso a sistemas aduaneiros, sendo voltado, portanto, a intervenientes e empresas que operam no comércio exterior. O objetivo é que o assistente consiga responder corretamente a ... Leia Mais »

Seguro-desemprego: saiba o que mudou e como solicitar.

seguro desemprego

O seguro-desemprego tem como objetivo dar um auxílio financeiro ao trabalhador com carteira assinada que foi dispensado sem justa causa. Ele é pago em até cinco parcelas contínuas ou alternadas e o valor depende do tempo de trabalho — cada uma das parcelas é calculada com base na média salarial dos três meses antes da demissão. Para algumas categorias, como ... Leia Mais »